sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alto Joeba - Anchieta - ES

                 Gilvan Vitorino C. S. 
São Mateus, aqui no Espírito Santo, é pra mim motivo de boas lembranças.

Foi lá que iniciei minha participação no movimento sindical. Embora eu já tivesse participado de muitas greves quando eu era professor do Município de Cariacica, foi em São Mateus que integrei uma direção de sindicato: o sindicato dos petroleiros do Espírito Santo.

Guriri é uma praia maravilhosa, especialmente agradável devido suas águas mornas. O clube CEPE é lindo: muita bola joguei no seu belo campo, naquela época em que minha coluna ainda me permitia. No Rincão eu comi uma das pizzas mais saborosas da minha vida. Ali, nas avenidas do centro da cidade, lembro de participar de uma passeata com o movimento dos trabalhadores sem terra... Foi São Mateus que primeiramente me apresentou o drama dos povos oriundos dos quilombos, agora sitiados por eucalipto ou vendendo mão-de-obra barata nos centros urbanos.  Foi lá que conheci meu grande amigo "Seu Agenor", que faleceu no final de 2010, um homem que fazia sua própria farinha e um beiju dos mais saborosos.

Em São Mateus, fiz grandes amizades. Alguns amigos há muito não vejo, mas meu coração se alegra com a lembrança deles.

Aquela cidade tem uma das mais belas vistas que conheço. Lá da caixa d’água, vê-se um vale lindo, serpenteado pelo rio Cricaré. Acho aquela vista tão linda que, penso, pode até estar ao lado do velho porto dentre as mais belas atrações da cidade.

Mas, recentemente, encontrei um local que permite uma vista que pode rivalizar com a de São Mateus. Trata-se de um local em Alto Joeba, em Anchieta, aqui no Espírito Santo, acessível pela BR 101. De lá, um local de grande altitude (na próxima vez, pretendo medir a altitude), vê-se Guarapari, Anchieta – com Castelhanos – e Piúma.

A paz lá em cima é algo cativante.

Se for possível conduzir até lá os amigos – esses amigos cuja simples lembrança alegra o coração -, aquele local certamente seria uma alegoria celestial.

Segue uma foto, a única que tenho, por enquanto, daquela bela vista.
                                                  (Foto copiada do ORKUT do Kadi)



Um comentário:

  1. as beleza do es tem que ser mostradas para quem ñ conhece

    ResponderExcluir

Comente criticando, concordando, discordando e complementando.
Espero, ainda, sua colaboração, enviando textos diversos, segundo os temas de cada área.
Envie seu texto para gilvanvitorino@ig.com.br